22 99828-7654
contato@serramarnoticias.com.br

Petrópolis: ExpoTech leva centenas de alunos da rede estadual

Jogos de computador que incentivam a reciclagem de lixo, robôs feitos com materiais reaproveitados e protótipos de barco movido à energia solar. Esses e outros projetos sustentáveis foram desenvolvidos por estudantes da rede estadual do Rio de Janeiro e apresentados, na última quarta-feira, 05, durante a 1ª Feira de Iniciação Científica e Tecnológica – ExpoTech, em Petrópolis.

O evento contou com a presença de 26 escolas de todas as regiões fluminenses, que levaram para a feira experimentos científicos virtuais e físicos, aplicativos, artefatos robóticos, jogos, maquetes, materiais tecnológicos e sustentáveis.

A ExpoTech usou como base o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 13, um dos 17 estabelecidos pela Assembleia Geral das Nações Unidas e que trata de ações contra a mudança climática. Estudantes tiveram que apresentar projetos para um mundo melhor e mais sustentável em uma disputa com direito a premiações que iam de medalhas a eletrônicos como smartwatches, dispositivos alexas e smartphones.

Cada equipe era composta por um professor orientador e quatro alunos de diferentes séries e, ao longo do dia, participaram de palestras, mostras e exposições, além de trocar experiências com outros alunos da rede.

Evento contou com a participação de centenas de estudantes de escolas públicas estaduais

A Secretaria de Estado de Educação tenciona levar a ideia para os organizadores do G20, principal fórum de cooperação econômica internacional do mundo, que acontecerá no Rio, em novembro deste ano. A ideia da professora é conseguir um dia de exposições na Casa de Cultura Laura Alvim (A Casa G20), em Ipanema, na Zona Sul do Rio.

Premiação

Três escolas chegaram à final: o Instituto de Educação Sarah Kubitschek, de Campo Grande, na Zona Oeste do Rio, que desenvolveu um jogo de computador para incentivar os jovens a reciclarem o lixo; Colégio Estadual Marechal Zenóbio da Costa, de Nilópolis, na Baixada Fluminense, que apresentou robôs feitos com materiais reaproveitados; e Ciep 218 – Ministro Hermes Lima (Intercultural Brasil-Turquia), de Duque de Caxias, também na Baixada Fluminense, que levou um protótipo de barco movido a energia solar.

O projeto vencedor da ExpoTech

O 1º lugar foi anunciado e o grande vencedor foi o I.E. Sarah Kubitschek, premiado com um smartphone para cada aluno. A unidade foi seguida pelo C.E. Mal. Zenóbio da Costa, premiado com aparelhos alexas e do 3º colocado, o Ciep 218, que levou pra casa os smartwatches.

Todos os participantes das demais escolas também conquistaram medalhas pelos incríveis projetos apresentados.