Começa nesta quarta-feira, 1º maio, a primeira edição do Festival Literário Internacional de Petrópolis (Flipetrópolis), no Palácio de Cristal, na Rua Alfredo Pachá, s/nº, no Centro Histórico. A abertura está marcada para às 14h30, com corte de fitas, fala de curadores, autoridades e patrocinadores. A entrada é gratuita. O tema do festival será “arte, literatura, educação, liberdade”.
Às 15h, terá a presença do presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Luís Roberto Barroso e do desembargador aposentado, Gustavo Grandinetti, professor da Escola de Magistratura do Estado do Rio. Com mediação do jornalista Sérgio Abranches. Às 16h, bate papo com o sociólogo Luiz Galina e o escritor e jornalista Afonso Borges.
Às 17h, haverá a palestra do jornalista Jamil Chade, sobre o tema “Os segredos da Cruz Vermelha sobre o golpe no Brasil”. Às 18h, bate-papo com os escritores Antônio Torres e Taiane Santi Martins, com mediação de Sérgio Abranches. Às 19h, com o teólogo Leonardo Boff e a escritora Eliane Alvez Cruz e às 20h, com Scholastique Mukasonga e Conceição Evaristo. A mediação é de Jamil Chade.
A entrada dnos auditórios será por ordem de chegada, sem necessidade de ingresso. Após os debates, os autores estarão na área de autógrafos. Haverá ainda premiações, exposições, lançamentos de livros, livarria, gastronomia e música.
A flipetrópolis vai até o dia 5 de maio. A programação completa pode ser conferida no site do festival: http://flipetropolis.com.br