Presença confirmada na primeira edição do Festival Literário Internacional de Petrópolis (Flipetrópolis), que ocorrerá de 01 a 05 de maio no Palácio de Cristal, a ministra Carmém Lúcia, do Supremo Tribunal Federal (STF), lançará o seu novo livro “Direitos de para todos”, com ilustrações de Cândido Portinari, pela editora Bazar do Tempo.
Ela estará no evento no dia 4, às 20 horas. A ministra vai dividir a mesa com João Candido Portinari, fundador e diretor-geral do Projeto Portinari, sob a mediação do jornalista e escritor, Jamil Chade.
Na obra, Carmém reúne os 30 artigos da Declaração dos Direitos Humanos, de 1948, e apresenta, para cada um deles, interpretações que mesclam história, ficção e um amplo olhar humanista.
Natural de Montes Claros (MG), obteve o título de mestre em Direito pela UFMG no ano de 1982. Sua trajetória profissional é marcada pela ética e pelo comprometimento com o interesse público. No magistério na PUC Minas, onde lecionou Direito Constitucional, sempre se destacou pela defesa do regime democrático e da concretização dos direitos humanos.
No exercício da advocacia do estado de Minas Gerais, exerceu o cargo de Advogada Geral do Estado, em que participou da defesa dos interesses da população de Minas Gerais no caso da reassunção do controle acionário da Cemig pelo Estado.
Como ministra do STF, tem pautado sua atuação pela serenidade e pela independência que devem nortear todos que exercem a magistratura. Carmém Lúcia é a única mulher no órgão no momento.