A Secretaria Municipal de Educação de Nova Friburgo suspendeu por 30 dias a professora que grampeou a blusa do uniforme de um aluno de cinco anos na Escola Municipal Santa Paula Frassinette, na última quarta-feira, 17. A suspensão foi publicada em edição extra do Diário Oficial do Município na tarde da última quiinta-feira, 18.
De acordo com a Prefeiura, a suspensão da servidora poderá ser prorrogada por mais 30 dias. Ela, contudo, continuará recebendo salário. A Secretaria de Educação divulgou uma nota sobre o caso:
“A Secretaria de Educação foi surpreendida nesta quinta-feira, 18 de abril, com a informação de que uma criança foi enviada para casa com um bilhete grampeado no uniforme. É importante ressaltar que a pasta nunca compactuará com tal atitude ou qualquer ato que desrespeite e/ou viole os direitos e exponha de forma vexatória as nossas crianças.
Com isso, assim que a Secretaria de Educação tomou conhecimento do fato, de pronto foram iniciados todos os processos internos e decidido o afastamento do profissional para que haja a devida apuração e as medidas cabíveis sobre o caso sejam tomadas de acordo com os desdobramentos. A prefeitura suspendeu a servidora das suas atividades por 30 dias, prorrogáveis por mais 90, para apuração dos fatos. A publicação saiu em edição extra do Diário Oficial.”
Segundo boletim de ocorrência registrado pela família da criança na 151ª DP (Nova Friburgo), a professora fez isso porque o aluno estava sem a posse da caderneta de anotações, que deveria levar à escola todos os dias. Irritada por ser algo constante, a professora grampeou um bilhete na blusa do menino. Em reunião com a família da criança, a direção da escola e integrantes da Secretaria de Educação, a professora pediu desculpas, reconheceu que passou do ponto e se arrependeu.