22 99828-7654
contato@serramarnoticias.com.br

Petrópolis terá festival literário internacional em maio

Petrópolis vai sediar entre os dias 1º e 5 de maio o Festival Literário Internacional de Petrópolis, no Palácio de Cristal. Será a primeira edição do evento, cujo tema é “Arte, Literatura, Liberdade e Educação”. Vai homenagear as escritoras Ana Maria Machado e Conceição Evaristo. O patrono é Juliano Moreira, psiquiatra negro, que revolucionou o tratamento de pessoas com transtornos mentais no Brasil e lutou contra o racismo científico. Ele faleceu em 1933 em Petrópolis.

O festival tem mais de 60 escritores petropolitanos, nacionais e internacionais confirmados. Entre eles, Carla Madeira, Djamila Ribeiro, Itamar Veira Júnior, Jamil Chade, Jeferson Tenório, Leonardo Boff, Andréa Pachá, Lívia Sant’Anna Vaz, Bruna Lombardi, ministra do STF Cármen Lúcia, Edney Silvestre, Eliana Alves Cruz, Fernanda Takai, Mary Del Priore, Míriam Leitão, Paula Pimenta, entre outros. Eles vão participar de encontros e conversas com o público.

Ministra do STF Carmém Lúcia é presença confirmada no festival/Foto: Nelson Júnior/STF

O Flipetrópolis é patrocinado pelo Grupo Águas do Brasil, via Lei Rouanet do Ministério da Cultura, com o apoio da Prefeitura de Petrópolis. A curadoria é realizada em colaboração com os escritores Sérgio Abranches, Tom Farias, Leandro Garcia, Gustavo Grandinetti e Leo Cunha.

A programação conta, ainda, com prêmio de redação, exposição, lançamentos de livros, livraria, gastronomia e atividades musicais. “Preparamos uma programação plural, que alcança várias vertentes da arte e da literatura, para todos os públicos e idades. Todas as atrações são gratuitas e com acessibilidade para que todos possam aproveitar ao máximo as experiências proporcionadas pelo Festival”, destacou Afonso Borges, presidente do Flipetrópolis, e que também é responsável pelos já consolidados festivais literários internacionais de Araxá (Fliaraxá), Paracatu (Fliparacatu) e Itabira (Flitabira).

Prêmio de Redação “Arte, Literatura e Liberdade”

Haverá também um prêmio de redação que envolverá todo o sistema educacional da cidade e região, tendo como tema “Arte, Literatura e Liberdade”. Podem participar do concurso alunos de 4 a 18 anos, de escolas públicas e privadas de Petrópolis. Ao todo, são cinco categorias (duas para “desenho” e três para “redação”), sendo que cada uma conta com 1.º, 2.º e 3.º lugares.

O objetivo do Prêmio é revelar novos talentos literários e incentivar os hábitos de leitura e escrita. Os vencedores serão premiados em dinheiro, e os professores dos alunos premiados receberão livros selecionados pela coordenação do Flipetrópolis. Mais informações, assim como o regulamento do prêmio, folha de redação e desenho e autorização de participação, podem ser encontradas no site do Festival (www.flipetropolis.com.br).

Todas as atrações são gratuitas, porém os ingressos devem ser reservados no site www.sympla.com.br.