Um grupo de moradores de Petrópolis criou na internet um abaixo-assinado pedindo a retomada das obra de construção da nova subida da Serra (rodovia BR-040). Segundo eles, os trabalhos estão parados há quase dez anos, “prejudicando o turismo e o desenvolvimento”, disse o texto do abaixo-assinado, que já conta com 3.867 assinaturas. A meta agora é ter 5 mil.
Segundo os autores do abaix-assinado, o novo trecho fará a ligação Bingen-Quitandinha e possibilitará uma nova saída e entrada de Petrópolis. “Essa ligação vai contribuir para desafogar o trânsito no Centro”, argumentou os autores da iniciativa no documento.
O prefeito Rubens Bontempo também defende a retomada dos trabalhos. “A conclusão da obra da BR-040 não interessa apenas a Petrópolis, mas também a vários outros municípios da região que têm acesso pela rodovia. Essa obra está parada há quase 10 anos, e com as recentes chuvas que isolaram nossa cidade e toda a área, ficou mais do que evidente que não podemos mais esperar por sua conclusão”, afirmou o chefe do Executivo.
As obras são de responsabilidade da concessionária Concer, ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) e do governo federal. Elas foram iniciadas em 2013. Segundo a empresa, a obra avançou até quase a metade do total previsto, quando foi paralisada em julho de 2016.
Naquele ano, o Tribunal de Contas da União identificou irregularidades na execução do contrato, determinado a interrupção dos trabalhos. Em 2018, um novo relatório manteve a paralisação e os ministros do TCU apontaram indícios de sobrepreço e superfaturamento, em cerca de R$ 277 milhões. Com isso, pediu a apresentação de um novo projeto com as correções.
Segundo a Concer, por contrato, a União, através da ANTT,deveria tet feito investimentos para concluir a obra, o que não ocorreu. A concessionária afirma ainda que os questionamentos do TCU já foram devidamente esclarecidos pela empresa.
Quem quiser assinar, é só acessar o seguinte link: