A 2ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva do Núcleo Petrópolis visitou na última terça-feira, 02, um abrigo temporário no bairro Independência, par aas famílias que estavam provisoriamente em uma escola. A criação do abrigo foi providenciada pela prefeitura a pedido do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro.
O bairro Independência escolhido porque é reiteradamente atingido por desastres, em razão de sua extrema vulnerabilidade. A 2ª Promotoria tem realizado vistorias regulares nos dois abrigos temporários onde estão vítimas das chuvas que atingiram a Região Serrana no final de março.
“Entendemos que enquanto houver pessoas nos abrigos, estamos em situação de desastre. Durante a vistoria, constatamos que o espaço é suficiente para abrigar as famílias. Requisitamos a instalação de telas de proteção nas janelas do segundo andar, melhorias na cozinha e na alimentação e uma melhor organização no atendimento social às famílias que ali se encontram, incluindo a busca de imóveis e atendimento para a concessão do benefício do aluguel social”, disse a promotora de Justiça Vanessa Katz.
Durante a tarde, em uma reunião com o secretário municipal de Assistência Social, Fernando Araújo, o MPRJ foi informado que as recomendações serão acatadas e providenciadas até sexta-feira, 05.
O MPRJ também esteve no abrigo do bairro do Caxambu, e foram feitas algumas recomendações para melhorias no atendimento, como ajustes na alimentação, cozinha e atendimento social. Uma nova vistoria será feita para que sejam constatadas se as medidas foram cumpridas. Ao todo, 38 famílias estão nos dois abrigos.