Do último dia 21 até esta terça-feira, 26, Petrópolis contabilizou 1.006 ocorrências das chuvas, sendo 683 deslizamentos. É o que informa a Defesa Civil Municipal, em boletim divulgado às 12h45 de hoje. São 193 pessoas acolhidas em pontos de apoio na cidade, que tiveram que deixar suas residências às pressas em busca de um lugar seguro.
Segundo o 15º Grupamento do Corpo de Bombeiros Militar (GBM) houve 9 vítimas resgatadas com vida nos bairros Independência e Caxambu. No Independência, foram registrados quatro mortes, sendo um menino, um homem e duas mulheres.
São 95 pessoas acolhidas pelo ponto de apoio da Escola Municipal Alto Independência, no bairro Independência, que se encontra mobilizado desde a noite do dia 21 para receber os moradores que precisaram deixar as casas onde moram. No abrigo do Santa Isabel, no bairro Caxambu, 98 pessoas estão acolhidas.
Os pontos de apoio nas regiões do segundo, terceiro, quarto e quinto distritos do município foram desmobilizados devido aos baixos acumulados pluviométricos registrados. No entanto, os pontos de apoio do primeiro distrito permanecem em sobreaviso, e todos aqueles que necessitarem de apoio serão acolhidos.
A Defesa Civil realizou 324 vistorias. O estágio operacional está em alerta. Nesta terça-feira, 28, o céu está encoberto e com registro de chuva fraca. A previsão para as próximas horas é de céu nublado a encoberto com chuva moderada a ocasionalmente forte isolada.
Os maiores acumulados de chuva nas últimas 24 horas foram: Araras: 58,25 mm (Inea); Coronel Veiga: 52,2 mm (Inea); Dr. Thouzet: 45,2 mm (Cemaden RJ); Araras: 45,1 mm (Cemaden BR) e João Xavier: 43,4 mm (Cemaden RJ).
A Defesa Civil recomenda a população a manter-se em alerta; não permanecer em áreas interditadas; evitar áreas alagadas; ficar atento aos sinais de deslizamentos e em caso de emergência, ligar para 199.