Três pessoas ficaram soterrados em um deslizamento de terra no bairro Independência, em Petrópolis, quando casas desabaram no final da tarde desta sexta-feira, 22, devido à forte chuva que cai na cidade. Moradores chegaram a escutar os gritos das pessoas que ficaram sob os escombros. Várias ruas da cidade estão completamente alagadas. Os ônibus deixaram de circular no final da tarde. Até o momento, a Defesa Civil Municipal registrou 49 ocorrências.

De acordo ainda com a Defesa Civil choveu o acumulado de 200 mm nas últimas quatro horas. Os rios Quitandinha, Piabanha e Cascatinha, que cortam a cidade, transbordaram. Sirenes tocaram durante todo o dia. Não há ainda registro de vítimas fatais. As ruas do Imperador, Imperatriz, Coronel Veiga, a Avenida Visconde do Rio Branco, Rua Teresa e outras do município estão completamente alagadas.
Segundo a prefeitura, houve mais de 30 registros de deslizamento de terra nos bairros de Araras, Independência, São Sebastião, Itamarati, Quitandinha, Estrada da Saudade e Castelânea. Houve três registros de quedas de árvores na Taquara, Centro e Quitandinha.

A prefeitura abriu 67 pontos de apoio na noite da última quinta-feira, 21, para receber a população que mora em áreas de risco ou que se sente insegura em sua residência.
Sem ônibus
O Setranspetro, Sindicato das Empresas de Transporte Público de Petrópolis, informou que a operação dos ônibus na cidade foi interrompida a partir das 17h30 desta sexta-feira, 22, por conta de vários pontos de inundações e alagamentos.
Por volta das 14h, as linhas da Cidade Real e Petro Ita já haviam sido paralisadas. Na sequência, por volta das 16h, a Cascatinha e a Turp Transporte também interromperam o atendimento, com exceção ao quinto distrito até o Terminal Itaipava. A Cidade das Hortênsias paralisou a partir das 17h30.
Por volta das 16h30, a Concer, concessionária responsável pela BR-040, que dá acesso à Serra de Petrópolis, foi interditada por causa das fortes chuvas. Ainda está fechada.
*Em apuração