Com a chuva forte que caiu no começo da tarde desta sexta-feira, 22, o Rio Quitandinha, em Petrópolis, transbordou e alagou várias vias da cidade, inclusive no Centro Histórico, como as ruas Coronel Veiga, Imperador e Imperatriz. A Defesa Civil do município recomendou que o comércio fechasse as portas na região.
A Rua Coronel Veiga foi interditada às 14h05 e a Rua do Imperador, ficou com o comércio todo fechado e o trânsito bem reduzido. A Rua da Imperatriz também ficou o trânsito vazio. O Museu Imperial está fechado, assim como o Centro de Cultura Raul de Leoni, em frente à Praça da Águia.
Durante o temporal, a Defesa Civil também alterou o estágio operacional do município, passando de “Atenção” para “Alerta”. O Instituto Nacional de Meteorologia publicou um aviso a zero hora desta sexta-feira, 22, alertando para a previsão de chuva superior a 60 mm ou maior que 100 mm por dia, com ventos superiores a 100 km/h. O órgão alertou que a chuva pode trazer riscos como danos em edificações, cortes de energia elétrica, queda de árvores, descargas elétricas, alagamentos e enxurradas.
Segundo a Defesa Civil Municipal, em um acumulado nas últimas quatro horas, houve 112 mm de chuva.
A prefeitura montou pontos de apoio em 68 escolas e creches da rede pública municipal, onde há equipes mobilizadas para atender a população.
Às 16h30, a rodovia Washington Luís, a BR-040, que dá acesso ao município, foi interditada.
*Em apuração