Petrópolis será contemplada com recursos do Programa de Aceleração de Crescimento para prevenir as crônicas enchentes: o PAC Encostas. A novidade foi anunciada pelo prefeito Rubens Bontempo nesta terça-feira, 19 durante visita dele à Rua Eugênio Barcellos, no bairro Valparaíso; à Rua Itália, na Vila Militar e na Ladeira Modesto Garrido, na Rua Primeiro de Maio, no bairro da Castelânea, onde anunciou obras de contenção das áreas, que foram duramente afetadas pelas chuvas.
Segundo Bontempo, as intervenções serão financiadas pelo PAC Encostas, do Ministério das Cidades, que visa a prevenção de desastres por meio de obras de contenção e drenagem de áreas de risco.
“Após as chuvas de 2011, foram disponibilizados recursos para a nossa cidade e, entre 2014 e 2017, a Prefeitura executou quase metade das obras previstas no projeto. Depois deste período, pouco foi feito e a quantia ofertada na época ficou abaixo do custos reajustados das obras. Por isso, no ano passado, solicitamos a utilização desses recursos em pontos afetados pelas chuvas de 2022 e tivemos autorização para incluir essas novas obras no programa”, contou o chefe do Executivo.
“Agora, em 2024, vamos dar início a essas intervenções que, juntas, somam cerca de R$ 12 milhões em investimentos para garantir muito mais segurança aos moradores destas áreas atingidas pelas chuvas”, finalizou o prefeito.