22 99828-7654
contato@serramarnoticias.com.br

Petrópolis celebra 181 anos em grande estilo

Petrópolis completou neste sábado, 16 de março, 181 anos de história. Para comemorar o aniversário da cidade, muita festa. Pela manhã, missa na Catedral, deposição de flores no monumento do Koeler, deposição de flores na estátua de Dom Pedro II e corte de bolo na Praça Dom Pedro.

“Hoje é dia de comemorar a nossa história. Dia de lembrar quem a gente é, os nossos antepassados, quem construiu e quem constroi a nossa cidade. Eu tenho muito orgulho de ser petropolitano. É muito bom estar vivo aqui, na nossa cidade, com vocês, trabalhando todo dia pela nossa cidade”, disse o prefeito Rubens Bomtempo.

O dia de sol ajudou a festa. O clima ficou leve ao longo das comemorações. Nos discursos das autoridades, a constatação de que Petrópolis está, neste 16 de março de 2024, muito diferente daquele Petrópolis de dois anos atrás.

“A cidade se recuperou. Nós temos que comemorar isso. Muita coisa aconteceu nesses 2 anos, desde as chuvas de 2022. Petrópolis deu a volta por cima. E conseguimos isso com muita união, com muito trabalho, com muita resiliência”, disse o vice-prefeito Paulo Mustrangi.

As tradicionais homenagens a Júlio Koeler e a Dom Pedro II “demonstram gratidão àqueles que construíram a nossa cidade”, como disse o prefeito Rubens Bomtempo. A presidente do IHP, Elizabeth Maller, falou sobre o planejamento de Petrópolis, executado por Koeler. “Koeler levou 13 dias para concluir o levantamento topográfico. Um tempo recorde para a época. O zoneamento concebido por Koeler foi o primeiro do Brasil”.

Após as homenagens, 9 bolos (de 1 metro de comprimento por 60 centímetros de largura, cada) foram partidos para quem participou da festa na Praça Dom Pedro.

Participaram das comemorações: secretários de governo, os vereadores Ronaldo Ramos, Gil Magno, Júnior Paixão e Marcelo Chitão; a presidente do Instituto Histórico de Petrópolis (IHP), Elizabeth Maller; o comandante do 32º Batalhão de Infantaria Leve de Montanha, tenente-coronel Carlos Otávio Macedo de Sousa; o diretor do Museu Imperial, Maurício Vicente Ferreira Júnior; entre outras autoridades.