Preocupada com a epidemia de dengue no estado, a Prefeitura de Petrópolis abriu inscrições para concurso público com 199 vagas na Secretaria Municipal de Saúde. Os cargos são agente de combate às endemias e agente comunitário de saúde, justamente os que estão na linha de frente contra a doença. Os interessados podem se inscrever até 21 de março.
Ao todo, são 64 vagas para agente de combate às endemias e 135 para agente comunitário de saúde. A escolaridade exigida é apenas o ensino médio completo, comprovado com certificado de conclusão, acompanhado de histórico escolar. A remuneração inicial será de R$2.824 para jornada de trabalho de 40 horas.
O agente comunitário de saúde tem que residir no bairro em que for atuar, desde, no mínimo, a data da publicação do edital. Há reserva de vagas para pessoas com deficiência, negros e indígenas. Os aprovados serão contratados pelo regime da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).
O Instituto Avalia é o organizador do concurso. No ato de inscrição, os interessados devem preencher o formulário com todos os atos pedidos. A taxa de inscrição é de R$ 60 para todos os cargos. O edital permite disputar mais de um cargo, desde que o turno de aplicação das provas não seja o mesmo.
Desempregados, doadores de medula óssea, trabalhadores que recebem até dois salários mínimos mensais; ou jovens beneficiários do programa ID Jovem terão direito a isenção de taxa de inscrição. O prazo para pedir o benefício termina nesta sexta-feira, 01, ao site do Instituto Avalia.
O concurso será com provas objetivas para os dois cargos. A data dos exames está marcada para 28 de abril, em Petrópolis, em dois turnos: turno da manhã: provas para o cargo de agente de combate às endemias; turno da tarde: provas para agente comunitário de saúde.
Os candidatos deverão responder a 40 questões, distribuídas entre as disciplinas de: Língua Portuguesa: 10 questões; Ética e Cidadania: 10 questões; e Conhecimentos Específicos: 20 questões.
Será necessário obter no mínimo 50% dos pontos na prova objetiva para não ser eliminado. Para o cargo de agente comunitário de saúde, o concurso ainda terá etapa de comprovação residencial. Para os cargos de agente de combate às endemias e agente comunitário de saúde também será aplicado um curso introdutório.
O prazo de validade do processo seletivo público será de dois anos, podendo ser prorrogado por igual período a critério da Administração Municipal.