Os donos de veículos que optaram pelo parcelamento do IPVA de 2024 devem ficar atentos: o vencimento da segunda parcela começa a partir desta quarta-feira (21), de acordo com o final da placa. Mais de 1,8 milhão de veículos estão com o imposto em atraso (cota única ou primeira parcela) e sujeitos a multa de 0,33% ao dia, limitada a 20%, mais juros, sobre a parcela já vencida.
Neste ano, a quitação do IPVA volta a ser uma exigência para que os condutores consigam fazer o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) no Estado do Rio de Janeiro. Dessa forma, todas as parcelas do imposto precisam ser pagas antes do licenciamento anual. Até o momento, de uma frota total de 3,4 milhões de veículos, mais de 1,6 milhão pagaram a primeira parcela ou a cota única do tributo desde a liberação da Guia de Recolhimento de Débitos (GRD).
A guia pode ser obtida somente pelo link oficial do site do banco Bradesco disponível no Portal do IPVA da Secretaria de Estado de Fazenda (clique aqui). Para isso, basta informar os números do Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam) e do CPF ou CNPJ.
Vale frisar que a Secretaria de Estado de Fazenda não aceita pagamentos via PIX. A GRD é a única maneira de pagar corretamente o imposto e deve apresentar o cedente “SEFAZ/RJ-IPVA” e o CNPJ 42.498.675/0001-52.