Um levantamento do Sebrae Rio com base em dados da Confederação Nacional do Comércio apontou que três cidades da Região Serrana possuem 7% das indústrias do carnaval que estão instaladas no Estado do Rio. Petrópolis e Nova Friburgo são as cidades em que estão registradas no ranking, que apontou as 10 cidades que mais tem indústrias do carnaval no estado.
Segundo o CNC, o Carnaval movimentou R$ 8 bilhões em todo o país em 2023. Diversos segmentos econômicos acabam mobilizados, como turismo, alimentação, moda, beleza e economia criativa.
“Os números reforçam a importância econômica do Carnaval para quem empreende. Muitos aproveitam esse momento para planejar, investir na festa e aumentar o faturamento no período, além de empresas sazonais enxergarem como uma oportunidade de manter no azul as contas da empresa ao longo do ano”, afirma Carolyne Gomes, coordenadora de Economia Criativa do Sebrae Rio.
Indústria do Carnaval – No Rio de Janeiro, 41% das empresas ligadas ao Carnaval são consideradas em estágio inicial (possuem de 3 meses a 3 anos e meio de existência). Já 38% dessas empresas são apontadas como estabelecidas (com mais de 3 anos e meio de vida). Para uma diferenciação de mercado, essas empresas precisam envolver criatividade, autenticidade e entendimento do público que consome o produto e o serviço.
Os municípios com maior concentração de pequenos negócios ligados às atividades voltadas para o Carnaval são: Rio de Janeiro (38%), Duque de Caxias (5%), São Gonçalo (5%), Nova Iguaçu (4%), Petrópolis (4%), Niterói (3%), Nova Friburgo (3%), Campos dos Goytacazes (3%), Maricá (2%) e São João de Meriti (2%).