Ficando à frente de nomes como como Richard Rasmussen, André Trigueiro, SOS Mata Atlântica e mais de 100 celebridades participantes da votação, o friburguense radicado em Macaé Henrique Abrahão Charles, ganhou este ano o 1º lugar na categoria Influenciador Digital em Meio Ambiente. O biólogo mantém um canal no YouTube com o maior alcance do mundo em estudos de serpentes.
Conhecido no mundo digital como “biólogo das cobras”, tem mais de 5 milhões de seguidores, a quem leva informações confiáveis sobre serpentes, o seu manejo e preservação ambiental de modo geral. Seu canal no YouTube (www.youtube.com/@biologohenriqueoficial) tem a marca de maior alcance do mundo em estudos de serpentes, contando hoje com 400 mil seguidores e 130 milhões de visualizações.
Henrique conta que a ideia de começar o trabalho de divulgação nas redes sociais, para alcançar um público maior, veio da vontade dele se reconectar com a formação em Herpetologia. E em quatro anos, apenas, sua presença na internet era percebida através de um site pessoal, YouTube, Instagram, Facebook e do grupo em Língua Portuguesa sobre estudos de serpentes.
Nascido em Nova Friburgo, na região serrana do estado do Rio de Janeiro, o professor e biólogo analista ambiental cresceu em Nova Iguaçu, município da região metropolitana do Rio. Desde 2010 mora em Macaé, quando ingressou no quadro de servidores da prefeitura. Henrique Abrahão é também responsável técnico do Parque Natural da Restinga do Barreto, instituído no município em 2016.
*com informações da Prefeitura de Macaé