Pacientes que fazem exame de Raio-X no Hospital Municipal Raul Sertã, em Nova Friburgo, estão recebendo o resultado do exame em uma folha de papel A4 ao invés do material adequado. A denúncia, apurada inicialmente pelo G1 e posteriormente confirmada pelo SerraMar Notícias, mostrou que a máquina processadora está com defeito.
Segundo os funcionários, há várias falhas estruturais na unidade, que é referência na Região Serrana. O equipamento que está com defeito oferece a possibilidade de diversas leituras simultaneamente, enquanto o processo realizado atualmente só lê um exame de cada vez. Ou seja: excesso de demanda na unidade.
Outra reclamação é a falta de um sistema que compartilhe as imagens para o computador dos médicos. Por conta de todos esses problemas, segundo eles, somente é possível atender a emergência e o ambulatório de ortopedia.
Em resposta, a Prefeitura de Nova Friburgo admitiu a existência de falhas, como a da processadora, que está em manutenção. Segundo a nota, já há um diálogo com os funcionários do setor de radiologia para solução dos problemas e que, diz o texto, “a maioria dessas demandas precisa de licitação, cujos encaminhamentos já estão sendo feitos para adequar as estruturas física e de trabalho”.
Sobre a falta de insumos, a Prefeitura informou que uma licitação foi concluída na primeira semana do ano e que o material deve chegar em poucos dias. Disse, ainda, que “já existe processo em andamento para a compra de equipamentos mais modernos para o setor de Raio-X , o que vai permitir agilidade na realização e o compartilhamento dos exames com o computador dos médicos”.
*com informações do G1