Começou, no último sábado (06), a operação de saneamento básico da concessionária Águas da Imperatriz. A empresa, que faz parte do Grupo Águas do Brasil, tem como meta universalizar a distribuição de água tratada e a coleta de tratamento de esgoto, de acordo com as diretrizes do novo marco legal do saneamento, que prevê a universalização dos serviços até 2033.
Segundo comunicado da concessionária, quase R$ 1 bilhão em investimentos serão realizados. A empresa também promete um valor de tarifa de água 10% menor para todos os usuários. “Estamos seguros e preparados para assumir este desafio. Levar mais qualidade de vida para as pessoas por meio do saneamento é um compromisso do Grupo Águas do Brasil”, disse o superintendente da concessionária Águas da Imperatriz, Jackson Pires.
Atualmente, a cidade não conta com coleta e tratamento de esgoto. A empresa vai construir novas redes de água e esgoto, modernizar e ampliar os sistemas de distribuição, construir Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs) e investir fortemente na implantação de novas tecnologias.
“Não tenho dúvidas de que vamos contribuir para o desenvolvimento de Teresópolis e não mediremos esforços para ver a cidade avançar cada vez mais”, acredita Jackson. Os serviços da concessionária contribuirão para a despoluição dos rios da cidade, principalmente o Rio Paquequer, que tem sua nascente no Parque Nacional da Serra dos Órgãos.
A Águas da Imperatriz também instalou um Centro de Controle Operacional (CCO) na sede da concessionária para fazer o monitoramento de toda a rede de abastecimento da cidade em tempo real.