Quatro escolas de Nova Friburgo e um aluno foram premiados na última segunda-feira (11/12) pelo projeto “Trata Óleo nas Escolas”, iniciativa da Águas de Nova Friburgo em parceria com as secretarias de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e Educação. A premiação aconteceu no Complexo Nossa Senhora das Graças.
A Escola Municipal São José conquistou o primeiro lugar, arrecadando 196 litros de óleo, seguida pelas escolas municipais Jardel Hottz (176 litros), Padre Rafael (96 litros) e Pastor Schlupp (36 litros). As escolas foram premiadas com notebooks, caixas de som e microfones.
Foram seis meses de projeto onde estudantes e educadores foram tiveram acesso a uma cartilha com orientações e atividades sobre o descarte adequado do óleo de cozinha usado. Pontos de Coleta Voluntária (PEVs) foram instalados nas unidades escolares, com objetivo de arrecadar a maior quantidade de óleo em uma competição.
Os estudantes também escolheram um nome simbólico para o Ponto de Coleta Voluntária através de votação. “Fritus” foi o escolhido pela maioria. O nome foi indicado pelo aluno Davi Werneck Raposo, da Escola Municipal Pastor Schlupp, que recebeu uma bicicleta como prêmio.
Ao todo, foram recolhidos mais de 1.500 litros por meio de 18 PEVs implantados pela concessionária no município, em parceria com a empresa Renova Oil. A meta é alcançar 46 PEVs até o final de 2024. Cerca de 600 barras de sabão, resultantes da reciclagem do óleo usado, foram distribuídas para instituições de caridade e unidades escolares.