A secretária de Estado da Mulher, Heloisa Aguiar, o procurador-geral do Estado, Bruno Dubeux, e a procuradora Nathalie Giordano, presidente da Comissão para Promoção da Igualdade de Gênero da PGE-RJ, deram nessa segunda (23) um importante passo para a igualdade de gênero no estado. A resolução conjunta assinada cria um grupo de trabalho (GT) focado no cumprimento do ODS nº 5 das Nações Unidas, que tem metas e indicadores com foco no alcance da igualdade de gênero, pelo empoderamento de todas as mulheres e meninas.
“A Resolução estreita nossos laços para, mais uma vez, atuarmos pelas mulheres fluminenses, no sentido da produção de reflexões e ações embasadas, que caminhem nas próximas décadas em apoio à construção da autonomia, dignidade e justiça social para todas nós”, disse Heloisa.
O objetivo do GT é, a partir do resultado dos estudos e pesquisas realizados, apresentar propostas de políticas ao Governo do Estado que resultem na proteção e ampliação da defesa de todas as mulheres.
“Acreditamos que política pública só acontece assim, em articulação e embasada em evidências científicas seguras, que possibilitem uma real transformação das condições de vida de todas as meninas e mulheres, nas suas múltiplas experiências de vida, seus desafios e potências”, completou a secretária.
O plano é atender em especial as mais vulnerabilizadas em razão de fatores de raça, etnia, classe, orientação sexual, território, idade e qualquer outro fator de discriminação.
“Essa iniciativa conjunta busca aproveitar toda a experiência e conhecimento técnico adquirido pela Comissão para Promoção da Igualdade de Gênero da PGE-RJ para a idealização e concretização de políticas públicas destinadas à diminuição da desigualdade de gênero. É um momento muito significativo em prol de uma pauta atual, necessária e urgente”, concluiu Bruno Dubeux.