A Seletiva Sudeste de Street Skateboarding definiu os classificados do Espírito Santo, Minas Gerais e Rio de Janeiro – São Paulo terá uma seletiva específica – para o Campeonato Brasileiro de Street 2023 nas categorias Feminino Iniciante, Feminino Amador, Masculino Iniciante, Masculino Amador e Masculino Master. A competição aconteceu no último final de semana, na Praça de Esportes Radicais Alexandre Oliveira, em Teresópolis (RJ).
Poderão participar do evento os/as skatistas do Espírito Santo, Minas Gerais e Rio de Janeiro mais bem colocados/as nos respectivos rankings estaduais até 31 de julho de 2023.
Garantiram vaga no Brasileiro os/as dois/duas primeiros/as colocados/as por categoria – independente do estado. A partir da 3ª posição, classificaram-se ao nacional mais três skatistas por categoria: o/a melhor do Espírito Santo (1 vaga), do Minas Gerais (1 vaga) e do Rio de Janeiro (1 vaga).
Entre os amadores, Victor Ramon Faria Braz, de Sete Lagoas (MG), se sagrou campeão, com Kaio de Carvalho Amaral, de Vila Velha (ES), na segunda posição. As outras três vagas ficaram com Jorge Sena (3º), de Poços de Caldas (MG), Carlos Eduardo Souza Sobrera (6º), do Rio de Janeiro (RJ), e Gabriel Barbosa (16º), de Serra (ES). Jordy Lohan (4º), de São João de Meriti (RJ), não assegurou vaga por não ter participado do estadual.
Na categoria Master, dois skatistas do Rio de Janeiro (RJ) ficaram com o título e a segunda posição: Wallace Belo e Vinicius Silva, respectivamente. Porém, nenhum dos dois se classificou ao Brasileiro, pois não disputaram o estadual. Assim, as vagas ficaram com Gabriel Buralli da Costa (3º), de Ouro Fino (MG), Luciano Soares Paes (4º), de Campos dos Goytacazes (RJ), Vinicius de Moraes Coelho (5º), de Contagem (MG), Adil França (7º), de Serra (ES), e Thiago Orelha (9º), de Rio das Ostras (RJ). Breno Cogumelo (6º), de Teresópolis (RJ), também não participou do estadual
Na Iniciante, mais dois nomes do Rio de Janeiro (RJ) terminaram na primeira e na segunda colocação: Fernando Chami e Bernardo Bentes, respectivamente. Porém, Fernando Chami não garantiu vaga por não ter participado do estadual. Assim, os classificados foram Bernardo Bentes (2º) e Caio Caristiate (3º), de Niterói (RJ), Erick Ferreira Martins Azevedo (4º), de Guarapari (ES), Miguel Elias Pires Monteiro, de Petrópolis (RJ), e Davi Veronezi (18º), de São Lourenço (MG), também se classificaram.
Entre as amadoras, as duas primeiras posições ficaram com Giovana Moreira (campeã), de Niterói (RJ), e Morena Clara da Silva Gomes (2ª), de Serra (ES). Daniela Allevato (3ª), de Niterói (RJ), Leticia Nunes de Almeida (4ª), de Pouso Alegre (MG), e Isadora Maciel (6ª), de Linhares (ES), ficaram com as demais vagas.
Na categoria Iniciante, Maria Eduarda Ribeiro Souza, de Maricá (RJ), conquistou o título, com Malu Gomes, de Niterói (RJ), na segunda posição. Mari Navarro (3ª), do Rio de Janeiro (RJ), e Maria Eduarda (6ª), de Vila Velha (ES), também se garantiram – não houve representantes de Minas Gerais entre as iniciantes.
Clique aqui e confira a classificação geral da Seletiva Sudeste de Street!
A Seletiva Sudeste de Street Skateboarding conta com realização da Prefeitura de Teresópolis (RJ) e da Secretaria de Esporte e Lazer do município, produção de Attitude Skateboard e homologação da Confederação Brasileira de Skateboarding (CBSk), Associação Capixaba de Skate (ACSK), Federação de Skateboard do Estado do Rio de Janeiro (FASERJ) e Federação Estadual de Skate de Minas Gerais (FESKT-MG).