A imortal Rosika Darcy de Oliveira, a bailarina Ana Botafogo e os escritores Tomaz Adour, Binho Cultura e Julio Emilio Braz foram os convidados da Arena Gilberto Gil nesta terça (26). Durante o bate-papo, foi apresentada a versão atualizada da Revista Brasileira, da qual é editora e que traz o tema “Amazônias”.
“No plural, porque se trata de uma diversidade imensa que é abordada pelos melhores especialistas nesse assunto. Traz ainda como enriquecimento as fotografias que, generosamente, Sebastião Salgado, o maior fotógrafo vivo, nos cedeu. Outros temas foram abordados como a poesia cantada por Gilberto Gil, que é meu colega na academia e é o orgulho da cultura brasileira”, afirmou a Rosika.
A revista, que é centenária e pode ser acessada clicando aqui, também aborda outros temas em edições já publicadas, entre eles, a democracia, inteligência artificial, ciências, movimentos culturais e outros diversos assuntos.
No segundo bloco, aconteceu a roda de conversa “Rompendo barreiras na literatura” reunindo o editor e presidente da Liga Brasileira de Editoras (Libre), Tomas Adour; Binho Cultura, autor do livro “Palavras que Libertam”; e o escritor Julio Emilio Braz, que contaram um pouco de suas experiências e como se deu o contato com os livros. Binho lembrou do início do projeto “Palavras que Libertam”, do Departamento Geral de Ações Sócio Educativas (Degase), que oferece oficinas de produção textual aos jovens infratores.
“Quando cheguei para dar aula na semana seguinte e fui à biblioteca, os meninos, suados do futebol, falaram que queriam fazer a minha aula porque souberam que ela liberta. Foi aí que veio na minha cabeça o nome do projeto. O grande resultado foi fazer com esses meninos escrevessem. Hoje, a maior parte dos meninos que passaram ao longo dos sete anos no projeto, por mérito do livro, não voltaram para o crime. Então, o livro transforma e as palavras libertam”, disse.
A Arena Gilberto Gil recebeu também a primeira bailarina de Ballet do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, Ana Botafogo, que falou sobre a própria história e a importância da dança e da arte na educação.
“Em 1981, ingressei no Theatro Municipal do Rio de Janeiro já como Primeira Bailarina, cargo em que permaneço até hoje. São muitos anos de dedicação e preparação, porque ninguém se torna bailarina do dia para noite. Fico muito feliz em estar aqui nesta Festa Literária, podendo falar da minha trajetória e trazer um pouco da dança para todos”, contou.
Nesta quarta-feira (27/09), a animação fica por conta de Verônica Marcílio da Favelivro, na parte da manhã. A partir das 15h, a Colmeia agita a criançada no Espaço Criança. Às 16h acontece a sessão de autógrafos de lançamento do livro “Contestadores”, do jornalista e escritor Edney Silvestre. Já às 18h terá, na Arena Gilberto Gil, a Roda de Conversa com Tema “Diálogos sobre o cotidiano”, com a presença do escritor e humorista, Hélio de La Peña e do jornalista e escritor, Edney Silvestre. O palco Sete Sóis e Sete Luas recebe o show de Lucas Félix a partir das 20h30.