Começou neste domingo (24) 15ª Annual Meeting, evento promovido pela International Forum of Sovereign Wealth Funds (IFSWF), com a ideia de debater fundos soberanos ao redor do mundo. Maricá, tem um fundo soberano com saldo superior a R$ 1,5 bilhão.
A IFSWF é uma organização voluntária, criada em 2009, e reúne mais de 40 fundos soberanos (FS) ao redor do mundo, cujo objetivo é trabalhar conjuntamente para promover a boa governança e melhores práticas de investimento.
A comitiva do Brasil é composta por 15 representantes que integram o Fórum de Fundos Soberanos Brasileiros (FFSB), uma parceria entre os fundos subnacionais de dois estados e de outras cidades.
Esta é a primeira vez que uma delegação brasileira participa do encontro, que
acontece em Madrid, na Espanha, até a próxima quarta-feira (27/09). Com o tema “Investindo na Transição”, a reunião tem como objetivo discutir as oportunidades e os desafios que os fundos soberanos enfrentam na atualidade e planejar o futuro de olho nas mudanças que as transições climáticas, digitais, institucionais e sociais acarretam.
“A participação na Annual Meeting marca ainda o avanço nas tratativas para a filiação do FFSB ao Fórum Internacional, o que representa um passo importante para que os fundos subnacionais brasileiros façam parte do debate de fronteira sobre FS”, avalia Leandro Ferreira, Diretor de
Estratégia do FFSB.