O saquaremense João Chianca não conseguiu garantir a vaga no WSL Finals, que reúne os cinco melhores surfistas do mundo, e perdeu para o local Kauli Vaast no SHISEIDO Tahiti Pro, em Teahupo’o, no Taiti. Com isso, ele termina a etapa na 17° colocação e precisará torcer por uma combinação de resultados para se garantir na etapa que coroará o campeão mundial.
Kauli, que foi finalista da etapa no último ano, dominou desde o início da bateria. Ele precisou de apenas quatro ondas para conseguir duas boas notas – um 6.00 e um 7.00 – enquanto Chumbinho não encontrava uma boa onda para entrar e tentar suas manobras. As melhores notas do saquaremense foram 3.33 e 1.57. Nenhuma das ondas subsequentes do brasileiro passaram de 1.00, justamente em um momento em que ele precisava obter 9,67 para virar.
Atualmente, João Chianca tem 42.960 pontos no ranking, o que o deixa bastante confortável. Matematicamente, as chances de Chumbinho ficar fora do WSL Finals é muito pequena. Com a colocação obtida, o saquaremense precisa torcer para que Gabriel Medina ou John John Florence e Yago Dora não cheguem às finais da etapa.
Caso o cenário acima se confirme, Chumbinho precisa torcer para Yago Dora ser campeão. Caso Yago Dora não chegue à final, João Chianca se garante entre os cinco. Se a final for entre Gabriel Medina e John John, o brasileiro precisa vencer para Chumbinho também avançar.