O saquaremense João ‘Chumbinho’ Chianca está muito perto de garantir a vaga no WSL Finals, que vai reunir os cinco melhores atletas do ano – e que o melhor se consagrará como o campeão mundial de 2023. O surfista, atualmente na quarta colocação do ranking, garante a classificação se ficar em 9º lugar em Teahupoo, próxima etapa que começa nesta sexta (11).
Atualmente, João Chianca tem 42.960 pontos no ranking, o que o deixa bastante confortável. Matematicamente, as chances de Chumbinho ficar fora do WSL Finals é muito pequena. Para ficar fora, o saquaremense não pode chegar na 17º colocação da última etapa e, caso termine nessa colocação, depende de uma combinação de resultados que o deixem fora dos cinco melhores da temporada.
O surfista começou muito bem a temporada, conquistando sua primeira vitória na elite do surf mundial em Portugal e liderando, por duas etapas, o ranking da WSL. Na segunda metade do ano, no entanto, teve uma pequena queda de rendimento, mas conseguiu se manter sempre entre os cinco melhores atletas do ano.
Atualmente, só dois surfistas podem ultrapassar Chumbinho: os brasileiros Gabriel Medina e Yago Dora. John John Florence pode empatar em pontos com o saquaremense. Medina e John John, no entanto, precisam vencer a última etapa para conseguir o feito. Yago, por sua vez, conseguiria superar o quarto colocado se ficar em segundo.
Em resumo: para Chumbinho não se classificar para o WSL Finals, Medina (ou John John) precisa ser campeão com Yago Dora ficando em segundo. No entanto, se o Chumbinho vencer uma única bateria em Teahupoo – seja a abertura, seja a repescagem – não poderá mais ser alcançado.
Resultados necessários para Chumbinho se classificar:
- 17º Lugar: Se Gabriel Medina (ou John John Florence) não for campeão com Yago Dora em segundo, Chumbinho garante vaga no WSL Finals
- 9º Lugar: Classificação Garantida
- 5º Lugar: Garantida a 4º colocação no ranking mundial