A Organização da Sociedade Civil (OSC) Instituto Trata Brasil (ITB) premiou o município de Petrópolis por reduzir para 24,1% as perdas de água potável em 2021. A premiação foi divulgada nesta quinta (03). Entre 2012 e 2021, o município reduziu em 15,7% o Índice de Perdas na Distribuição.
Em 2012, as perdas eram de quase metade da água distribuída – 39,8%. O índice está alinhado com os padrões de excelência em perdas (inferiores a 25% em perdas na distribuição), conforme a meta estabelecida para 2034 pela Portaria 490 do antigo Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) – atual Ministério das Cidades.
A cidade foi premiada na categoria “Melhores Evoluções em Perdas na Distribuição”. “No país, quase 8 mil piscinas olímpicas de água tratada são desperdiçadas diariamente, enquanto mais de 33 milhões de brasileiros ainda vivem sem o recurso hídrico. Alcançar a universalização do abastecimento de água potável está diretamente atrelado à redução das perdas”, disse a presidente executiva do ITB, Luana Pretto.
Informações presentes no Sistema de Informações sobre Saneamento (SNIS) apontam que 97% da população petropolitana possui acesso à água potável. “A 7ª edição do Prêmio ‘Casos de Sucesso & ESG’ configura-se uma importante oportunidade para destacar os cases positivos que estão avançando no saneamento ao longo dos últimos anos”, completou Pretto.
Prêmio ‘Casos de Sucesso & ESG’ – O evento, organizado em parceria com o Centro de Estudos de Infraestrutura e Soluções Ambientais da Fundação Getúlio Vargas (CEISA-FGV), busca prestigiar as boas práticas de municípios e empresas na infraestrutura dos serviços de saneamento básico.
A premiação é uma oportunidade de prestigiar o empenho promovido na busca pela universalização do saneamento básico e tratamento de esgoto, além de fomentar que outros municípios busquem soluções e estratégias para alcançar as metas estabelecidas pela Lei 14.026/2020, o “Novo Marco Legal do Saneamento Básico”, que estipula que, até 2033, 99% da população brasileira tenha acesso à água tratada e 90% à coleta e ao tratamento de esgoto.
Agendado para o dia 09 de agosto, entre 13h30 e 17h30, o evento ocorrerá de maneira híbrida, com entrega de troféu, na Fundação Getúlio Vargas (FGV) localizada na Avenida Nove de Julho, na cidade de São Paulo (SP). Para acompanhar a premiação é necessário realizar a inscrição no site.