Petrópolis, Teresópolis e Nova Friburgo serão três das 17 cidades-polo que receberão a 21° edição do Festival Sesc de Inverno. O evento promete levar ao público programação gratuita ou a preços populares com muita música, teatro e dança, entre outras expressões artísticas.
O Instituto Fecomércio de Sustentabilidade (IFeS) capitaneia uma série de iniciativas de conscientização junto ao público, como a instalação temporária das máquinas “Retorna Machine” no Centro Cultural Sesc Quitandinha, Nova Friburgo (Country) e Teresópolis (Praça Olímpica).
As máquinas “Retorna Machine” recolhem embalagens pós-consumo de plástico, vidro, alumínio, aço e longa vida. Por meio do código de barras, elas fazem a leitura do material depositado e, em seguida, calculam a pontuação de cada um deles. Esses pontos são chamados de “Tricoins” e se tornam disponíveis para quem criar uma conta no site ou aplicativo Triciclo.
A reciclagem das embalagens gera créditos para recarga de celular, produtos na Livraria Saraiva ou resgate em dinheiro por meio de conta aberta no PagBank e Mercado Pago. Além dessas vantagens, a parceria da Ambipar Triciclo com a Fecomércio RJ promete, em breve, disponibilizar a troca de Tricoins por descontos nos cursos Senac RJ.
O instituto promove, ainda, nas cidades de Teresópolis e Nova Friburgo a gestão de resíduos recicláveis feita por cooperativa de catadores, nos dias 28, 29 e 30 de julho.
A programação sustentável inclui, também, a venda de copos do festival em parceria com a “Meu Copo Eco” para ação lixo zero em Nova Friburgo (Country) e exposição de material reciclado em manequins usando roupas feitas a partir de itens como jornais, sacolas plásticas e lonas, assim como desfile de modelos com esses looks e ações educativas no Parque de Itaipava.
A programação gratuita ou a preços populares do Festival Sesc de Inverno envolve, além de música e teatro, espetáculos de dança, literatura, cinema, circo e artes visuais. Mais informações sobre a programação podem ser conferidas clicando aqui.
21º Festival Sesc de Inverno – Em 2023, o tema do festival é “Entrelaçar”, conceito inspirado no movimento original da natureza. Visualmente, ele foi traduzido nas linhas encontradas na natureza e na atividade humana, como o DNA, as raízes das árvores e os circuitos eletrônicos, representando passado, presente e futuro.
Na programação, o conceito celebra a mistura entre linguagens, a interação entre artistas e público e a reunião de nomes consolidados e revelações da cena artística nacional. Origem, futuro e território são as tônicas desta edição, e a curadoria do festival busca valorizar experiências e práticas culturais atentas às travessias que nos constituem e, ao mesmo passo, conectá-las às coexistências do presente.
*com informações do Sesc